NTECMU - Novas Tecnologias, Comunicação e Multimídia

Recursos para estudo

Para auxiliar você em seus estudos desse componente curricular dispomos de alguns livros digitais (EBOOKs) em formato PDF,  em sua maioria, produzidos pela Agência Rock Content que é uma referência nacional quanto à Área das Tecnologias de Informação e Computação (TIC).

À medida que trabalharmos com esse Componente Curricular, traremos material de autoria própria e referenciados para contribuir com a ampliação de seu conhecimento acerca dos assuntos pertinentes à Disciplina Novas Tecnolocias, Comunicação e Multimídia, em consonância com as abordagens para o seu Curso Técnico.

Dentre as ferramentas metodológicas, traremos algumas videoaulas gravadas, publicadas no YouTube e disponibilizadas nas aulas nesta plataforma.

Meios de Comunicação

Tipos de meios de comunicação
Os meios de comunicação podem ser categorizados em dois diferentes tipos de acordo com a plataforma, por meio da qual se dá a propagação de informações, e também o seu público receptor. São eles:

Meios de comunicação individual: são aquelas ferramentas que permitem a troca de informações em nível interpessoal e de maneira direta, de um indivíduo a outro ou entre um pequeno grupo de pessoas. O público emissor e receptor da mensagem é, portanto, limitado. Os principais exemplos são: carta, telefone, celular (por meio de aplicativos de mensagem instantânea) e e-mail.

Meios de comunicação em massa ou social: são aquelas ferramentas utilizadas para estabelecer a comunicação e a troca de informações com uma vasta quantidade de pessoas, até mesmo populações inteiras. Os principais exemplos são: rádio, televisão, jornal, revista e internet.

Classificação dos meios de comunicação
A classificação dos meios de comunicação acontece também de acordo com o tipo de linguagem empregada.

Escritos: são os meios em que a informação é transmitida via linguagem escrita. Em muitos dos casos, como nos livros, jornais e revistas, diz-se que são meios impressos ou mídia impressa, produzidos em gráficas e difundidos em ampla escala. Podem ser individuais, como as cartas, ou de comunicação em massa.

Sonoros: são os meios em que a informação é transmitida via ondas sonoras. Os principais exemplos dessa categoria de meio de comunicação são o telefone e o rádio. Na última década, tornou-se popular também o podcast, disponibilizado com o auxílio da internet e acessado por meio de aplicativos e sites especializados.

Audiovisuais: são os meios em que a informação é transmitida de forma mista, tanto por meio das imagens difundidas em uma tela quanto por meio do áudio, o que ocorre simultaneamente. Como exemplos temos o cinema e a televisão.

Multimídia: são os meios em que a transmissão das informações acontece por meio de diversas formas ao mesmo tempo, isto é, por meio de imagens estáticas e dinâmicas, textos e áudios. São exemplos o DVD e o CD-ROM (já em processo de obsolescência).

Hipermídia: os meios de comunicação hipermídia se assemelham à multimídia no sentido de reunir diversas linguagens em um mesmo ambiente, que nesse caso é computadorizado. No entanto, a sua inovação está na presença do hipertexto, que permite o usuário fazer a própria seleção de conteúdos que deseja acessar no momento.

O caminho que leva até esses conteúdos são os chamados links ou hiperlinks, que direcionam o indivíduo até o documento, pasta, texto, vídeo, foto, áudio desejados, o que pode se dar online (com acesso à internet) ou não. Exemplos desses meios são os computadores e smartphones.

Quais são os principais meios de comunicação?
Os meios de comunicação passaram por profundas transformações e foram se adaptando à medida que a sociedade se modificava. Alguns deles se tornaram obsoletos com o tempo e foram substituídos por instrumentos mais modernos, como o telégrafo, que, aos poucos, deu lugar ao telefone. Outros, no entanto, embora muito antigos, ainda são utilizados como veículos de transmissão de ideias e troca de informações.

NOTE: muitos desses suportes e tecnologias migraram do meio analógico para o meio digital.

Os principais meios de comunicação hoje utilizados são:

Escrita: trata-se da principal forma utilizada para a comunicação, e é definida como um conjunto de símbolos e códigos empregados na transmissão de informações. Ela surgiu milênios antes da era atual, e foi amplamente difundida pelas inúmeras civilizações antigas até o presente.

Correio: consiste no envio de documentos, cartas, mercadorias e encomendas, em geral, de um remetente até o destinatário e entre diferentes localidades. Hoje é utilizado em diversas escalas, até mesmo internacional, sendo possível enviar objetos de um país a outro. Trata-se de um meio de comunicação muito antigo, com registros que remontam à Pérsia e ao Egito Antigo.

Jornais e revistas: são meios que começaram como impressos e hoje são encontrados na forma física e na digital. São muito utilizados para a propagação de notícias e informações relevantes para a população ou ainda para um recorte específico de público, notadamente quando se trata das revistas.

O primeiro jornal impresso do mundo surgiu no ano de 1605, em Estrasburgo, hoje parte da França. O formato, entretanto, é muito anterior a isso, e surgiu ainda no Império Romano, por volta de 59 a.C. A primeira revista impressa data de 1663 e se tratou de uma publicação alemã intitulada Edificantes Discussões Mensais.

Telefone: surgiu do aprimoramento do telégrafo, que até então transmitia somente códigos. O telefone faz a transmissão de ondas sonoras a longa distância, o que facilitou em muito a comunicação interpessoal em todo o mundo. Surgiu na segunda metade do século XIX.

Rádio: trata-se de um meio de comunicação de massas que propaga informações pelo som. É contemporâneo do telefone, tendo surgido também em meados do século XIX.

Televisão: realiza a transmissão de imagem e som em tempo real (ao vivo) ou previamente gravados. A sua invenção ocorreu no início do século XX, e os primeiros testes e transmissões ocorreram entre 1926 e 1928.

A televisão surgiu no início do século XX e permanece até hoje como um importante meio de comunicação de massa.
Computador: é, junto dos smartphones, um dos principais meios de comunicação utilizados na atualidade. Ele consiste em um equipamento responsável pelo processamento e armazenamento de dados. A transmissão das informações ocorre de diversas formas, como pela escrita, por imagens, pelo áudio ou por vídeos. Sua invenção data do século XIX, e o advento da internet potencializou o uso dessa ferramenta.

Celular e smartphone: são meios de comunicação de longa distância que, inicialmente, propagavam as informações pelo som, posteriormente somado ao texto (mensagens), e hoje realizam também o armazenamento e processamento de dados, tornando-se uma ferramenta multimídia com acesso à internet.

Internet: também chamada de rede mundial de computadores, via internet é possível realizar a transmissão de informações de forma simultânea e instantânea para diversas partes do mundo. Ela representou uma verdadeira revolução nas comunicações e nas relações interpessoais e coletivas, e é atualmente parte essencial do cotidiano de muitas pessoas.

Evolução dos meios de comunicação
O estabelecimento de comunicação e a troca de informações sempre foram necessários desde os primórdios da espécie humana. Os registros encontrados em cavernas, que mais tarde receberam o nome de arte rupestre, são evidências da existência de um código de escrita desde a Pré-História, que corresponde aos períodos Paleolítico e Neolítico.

Um sistema de códigos e símbolos foi mais tarde desenvolvido pelas civilizações orientais, por volta de 4000 a.C., que registravam informações importantes do seu cotidiano em superfícies de argila, o que ficou conhecido como escrita cuneiforme.

A escrita foi amplamente utilizada e aperfeiçoada por diversas civilizações até o presente, e é hoje uma importante forma de comunicação, mas não a única. Destaca-se a invenção da imprensa por Johann Gutemberg, no século XV, como uma das principais revoluções na comunicação, iniciando com a reprodução de livros e culminando no desenvolvimento de jornais e revistas, no século XVII.

A comunicação entre longas distâncias utilizando-se de fios para a transmissão de sinais escritos começou a ser pesquisada ao final do século XVIII e se concretizou, em 1835, com a invenção do estadunidense Samuel Morse, que criou o telégrafo, capaz de enviar códigos valendo-se de cabos e da eletricidade. Esse meio se difundiu rapidamente durante o século XIX, e chegou ao Brasil em 1852. Ele representou o início da conexão dos espaços e a redução, ainda que sutil, das distâncias, abrindo espaço para as revoluções técnicas que viriam na sequência.

Em meados do século XIX, por volta do ano de 1860, aconteceram, concomitantemente, os surgimentos do rádio e do telefone, instrumento este que substituiu aos poucos o telégrafo. A segunda invenção é comumente associada a Alexander Graham Bell, mas, no início dos anos 2000, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu o italiano Antonio Santi Giuseppe Meucci como inventor do telefone.

Os rádios se difundiram principalmente na primeira metade do século XX, sendo um instrumento de comunicação em massa muito utilizado durante a Primeira Guerra Mundial. No Brasil, a primeira transmissão foi realizada em 1922.

Os meios de comunicação foram se modernizando e se adaptando às necessidades contemporâneas. Um dos maiores exemplos disso é o telefone. A modernização dos meios de comunicação se deve, essencialmente, às necessidades contemporâneas, aos avanços tencológicos, sem falar no fator compensatório aos investimentos dos setores industriais de produção e desenvolvimento. Um dos maiores exemplos disso é o telefone.

Os meios de comunicação foram se modernizando e se adaptando às necessidades contemporâneas. Um dos maiores exemplos disso é o telefone.
O advento da televisão, que teve a sua primeira demonstração no ano de 1927, mas cujo processo de desenvolvimento teve início décadas antes, revolucionou a comunicação de massas e o modo de vida das pessoas. Embora novos instrumentos tenham surgido com o passar do tempo, a TV se modernizou e acompanhou as transformações e demandas da sociedade, e continua fazendo parte do cotidiano.

A modernização dos meios de comunicação se acelerou, a partir da segunda metade do século XX, com o aperfeiçoamento das técnicas, de um lado, e o surgimento de novas demandas por parte da sociedade, de outro. A comunicação interpessoal e de massas sofreu assim uma rápida transformação mediante o aparecimento dos primeiros celulares e da internet, os quais possibilitaram a interconexão com diversas partes do mundo ao mesmo tempo por meio do compartilhamento instantâneo de informações, marcando assim uma importante fase de concretização do fenômeno da globalização.

Atualmente, 62,5% da população mundial estão conectados à internet, a maior parcela deles por meio dos smartphones (92,6%). Nota-se, no entanto, que os meios tradicionais não desapareceram, mas foram ressignificados de modo a se adaptarem aos novos tempos.

Fonte: Brasil Escola (UOL)

Imersão em Comunicação e Multimídia

Vamos iniciar com a compreensão do que é um Serviço de Comunicação e Multimídia ou Multimeios.

O Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é um serviço de telecomunicações que permite a transmissão de dados, voz e imagens por meio de uma única infraestrutura. Regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ele é fornecido em escala nacional e internacional sob o regime privado. De forma que viabiliza a disponibilização de capacidade para a transmissão, emissão e recepção de informações multimídia.

O que é Serviço de Comunicação Multimídia?

O Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é um serviço de alta velocidade e capacidade que permite a transmissão de conteúdo de alta qualidade, como vídeos em alta definição e streaming de áudio e outros tipos de dados.

No Brasil, este serviço é regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que o classifica como um serviço de telecomunicações de interesse coletivo.

Sua prestação deve ser oferecida por provedoras a qualquer interessado, com condições não discriminatórias, conforme estabelecido no Regulamento dos Serviços de Telecomunicações (Resolução 73/98, artigo 17).

Quanto ao regime jurídico, o SCM é considerado um serviço privado, operando com liberdade e sem obrigações de universalização e continuidade, ao contrário dos serviços prestados em regime público, como as concessões de telefonia fixa (STFC). Logo, a prestação do SCM não é assegurada pela União.

No entanto, esta é uma tecnologia importante para a transformação digital. Isso porque auxilia a comunicação entre pessoas e as empresas, assim como no compartilhamento de informações de forma mais eficiente e eficaz.

Quais são as categorias de SCM?

Os SCM podem ser divididos em duas categorias:

SCMs de acesso: fornecem acesso à rede de telecomunicações e são utilizados por empresas e consumidores para acessar a internet, serviços de streaming de vídeo e outros serviços de SCM. Um exemplo desse modelo são as conexões Wi-Fi, 4G e 5G, satélite, entre outros.
SCMs de transporte: são serviços de SCM que transportam dados entre diferentes pontos da rede de telecomunicações. Assim, são utilizados por empresas para transmitir dados corporativos e por provedores de serviços de internet para fornecer conexão à internet aos consumidores. Como exemplo, podemos citar fibra ótica e o DSL.
Exemplos de Comunicação Multimídia
Alguns exemplos de serviços de comunicação multimídia incluem:

Internet: serviço que permite o acesso a informações, entretenimento e outros serviços online;
Telefonia: serviço que permite a comunicação por voz entre usuários; e
TV por assinatura: serviço que permite o acesso a canais de televisão por meio de uma rede de transmissão.

Como funciona o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) Anatel?
Para prestar serviços de SCM no Brasil, é necessário obter uma autorização da Anatel.

Essa licença é concedida após análise de um processo administrativo que deve conter informações sobre a empresa que pretende prestar os serviços, a infraestrutura que será utilizada e os serviços que serão oferecidos.

Podemos concluir, então, que:

O Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) desempenha um papel crucial na era da transformação digital, possibilitando a transmissão de conteúdo de alta qualidade. Sua aplicabilidade abrange diversas áreas, desde a comunicação empresarial até o entretenimento e a educação.

Para oferecer serviços de SCM no Brasil, é imprescindível obter autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O processo de obtenção dessa autorização, embora essencial, envolve uma série de documentos e informações, tornando-o um procedimento relativamente complexo.