SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Sistemas de Busca. Assim, além de atrair o público-alvo, os conteúdos também precisam ser amigáveis para o Google a fim de aparecer nos primeiros resultados das páginas de busca.
Para conseguir atingir esses resultados, é necessário que a sua estratégia de Marketing de Conteúdo esteja bem construída.
Como fazer uma estratégia de Marketing de Conteúdo?
Ela é composta por dois estágios: criação da persona e composição do funil de vendas. Vejamos como cada um é feito.
Persona
A persona é um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal que você tanto quer conquistar. Por isso, todos os conteúdos criados para o seu site devem ser embasados nela.
Os pontos mais importantes a serem considerados durante o processo de criação da persona são a definição do objetivo que ela tem e desafios que enfrenta.
Funil de vendas
O funil de vendas também é chamado de jornada de compra, pois ilustra a trajetória que a persona traça para comprar a sua oferta. Portanto, todo produto ou serviço tem um funil que é dividido em três estágios:
- topo do funil: nesta primeira fase, a persona descobre ter um problema;
- meio do funil: em seguida, ela começa a buscar soluções para esse problema;
- fundo do funil: por fim, ela descobre quem pode sanar esse problema.
Caso esteja se perguntando qual relação o funil tem com o seu site, basicamente os conteúdos de topo e meio de funil serão usados para atração e engajamento com o seu público no blog, enquanto os de fundo de funil serão majoritariamente usados no site para descrever seus produtos e serviços.
Planejamento de conteúdo para SEO
Agora que você já sabe o que é SEO, deve estar se perguntando de que maneira ele é feito, certo? Não se preocupe, pois esta é uma dúvida bem comum, por isso listamos a seguir o passo a passo que você deve seguir para aplicá-lo no seu site.
Passo 1: escolha de palavras-chave
Os termos que as pessoas inserem no Google e outros motores de busca para fazer uma procura são chamados palavras-chave. Assim, para que as páginas do seu site sejam encontradas nessas buscas, elas devem ter a palavra-chave inserida no texto.
Vejamos um exemplo. Uma empresa que vende celulares precisa criar uma página para o Samsung Galaxy S20. Logo, esta será a palavra-chave da página dedicada a venda desse produto.
Um ponto importante: evite inserir a palavra-chave repetitivamente na tentativa de rankear a qualquer custo. Há muito tempo isso funcionava, mas hoje é considerada uma prática de black hat e seu site pode ser punido pelo Google. Portanto, faça a inserção de forma natural e em pontos estratégicos como primeiro parágrafo, subtítulo e último parágrafo.
Passo 2: criação do calendário editorial
Após levantar as palavras-chave dos seus conteúdos, caso isso inclua aquelas que serão inseridas nos seus blog posts, criar o calendário editorial é fundamental.
Nele você aponta os dias em que os conteúdos serão publicados, o que torna sua rotina de postagem mais organizada.
Passo 3: etapas da produção de conteúdo
Quando o assunto é produzir conteúdo, uma dúvida recorrente é: como começar? Afinal, o objetivo desta estratégia não se resume a criar textos bonitos para o seu site ou blog e sim conteúdos estratégicos capazes de gerar chances de negócio.
Por essa razão, a produção segue quatro etapas: pauta, redação, revisão e publicação.
A pauta traz o escopo do conteúdo, ou seja, a palavra-chave em foco, título, persona resumida, referências, links obrigatórios, entre outros pontos necessários para o redator escrever o texto de maneira correta.
Uma vez que a pauta é criada, o redator pode começar a produção. Na terceira etapa, ela é analisada por um revisor que confere se o artigo está condizente com a pauta e se há erros gramaticais que precisem ser corrigidos.
Após a conclusão dessas etapas, a quarta e última é a publicação do texto no site ou blog para que ele possa começar a gerar resultados. E por falar nisso…
Passo 4: acompanhamento de resultados
Ao fazer a publicação dos seus conteúdos, você precisa acompanhar o desempenho dele a fim de ver se está tendo o desempenho esperado. Para isso, você deve contar com a ajuda de duas ferramentas (gratuitas) que o Google oferece: Google Search Console e Google Analytics.
O Google Search Console tem como função mostrar como está o seu desempenho em termos de rankeamento, isto é, para quais palavras-chave seu site – e até mesmo cada uma de suas páginas – está rankeando, quais são suas posições na SERP, número de impressões, cliques e CTR.
Já o Google Analytics mostra o desempenho do seu site e suas páginas. de modo que você consegue saber os números de visitas, quais são as páginas mais acessadas, as fontes de tráfego, entre outros pontos.
Assim, os dados que essas duas ferramentas trazem são capazes de te fazer ver de que forma você pode melhorar o seu desempenho. Se um conteúdo importante estiver na quarta posição, por exemplo, e for o que mais traz acessos ao seu site, ele pode ser melhorado e promovido para alcançar a primeira posição e trazer ainda mais resultados.
Seguindo esses passos, você poderá se certificar de que o site está levando o seu negócio a alcançar os objetivos esperados. Como dissemos no começo deste post, ele é o seu principal canal de aquisição, portanto, foque majoritariamente nele dentro da sua estratégia digital.