Ocorreu, em Salvador, entre os dias 04 e 05 de abril, no Hotel Fiesta, a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que é uma ação integrante da 5ª Conferência Nacional de CT&I. Essa tem por objetivo formular a Nova Política Estadual de CT&I e embasar a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (2024-2035). Com o tema “Por Uma Bahia Mais Inovadora”, a CECTI finalizou a etapa macroterritorial, onde realizou plenárias em 11 municípios, que abrangeram os 27 territórios de identidade.

O encontro contou com a presença de aproximadamente 300 representantes eleitos durante as plenárias realizadas em Serrinha, Eunápolis, Irecê, Seabra, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Juazeiro e Lauro de Freitas.

No hall de acesso também estiveram alguns expositores com seus trabalhos científicos e Salvador foi muito bem representada pelo Colégio Central e pelo CEEP Isaías Alves que expôs o protótipo de sua Plataforma Equity voltada para a requalificação técnico-profissional e intermediação entre mulheres feriféricas deslocadas do mercado de trabalho e empresas parceiras.

Egressa (2023) Ana Luíza, formada em Informática
Egressa (2023) Vivian Neves, formada em Informática

O trabalho foi desenvolvido projeto de pesquisa para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que foi apresentado à banca avaliadora durante a Feira de Ciências, Tecnologias, Inovação e Empreendedorismo que ocorreu no CEEPIA em setembro de 2023.

Após receber o convite para participar da 5ª CECTI, as jovens cientistas e egressas (2023), Ana Luíza e Vivian Neves, apresentaram ao público presente o protótipo da Plataforma Equity, além de acolherem várias sugestões, dentre os elogios pelo trabalho realizado. Com elas, representando o CEEP Isaías Alves, esteve o professor REDA de Informática e liderança do Núcleo de Estudos Povoada, Preto Ric. Feliz com mais um momento de reconhecimento de muita dedicação e engajamento dessa juventude que aprende a se apaixonar pelas Ciências e Tecnologias, comentou “É singular trabalhar com essas jovens ao longo de quase um ano, apresentá-las aos processos metodológicos que a Ciência requer e acompanhar toda evolução no conhecimento, na argumentação, nos ajustes da proposta, no engajamento com a causa que as mobiliza. Ver tudo isso se concretizar e ser reconhecido junto com outros grandes e importantes projetos apresentados por outras unidades de educação da rede pública é maravilhoso!”

Professor Preto Ric
Stand de apresentação da Plataforma Equity

Saiba mais informações sobre a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) aqui.